csctv
banner vidracaria ametista1

Caminhoneiro que teve carga saqueda por índios em Nova Laranjeiras se recupera em casa

Ele conta que voltava para Cascavel com seu caminhão, quando presenciou a van vindo em sua direção

Por Redação Paraná Urgente em 19/11/2020 às 13:59:34
Foto: Reprodução/ PRF-PR

Foto: Reprodução/ PRF-PR

Ele conta que voltava para Cascavel com seu caminhão, quando presenciou a van vindo em sua direção.

Depois do acidente Neodi lembra que n√£o esperou o socorro para tentar sair do caminh√£o.

Após o acidente diversos ind√≠genas tomaram conta do local, estouraram a carroceria do caminh√£o e saquearam a carga.

O preju√≠zo financeiro foi de cerca de 90 mil reais, entre a carga saqueada e dinheiro que tinha no caminh√£o, mas o que mais marcou Neodi foi o dano psicológico.

As cenas dos indígenas saqueando a carga e passando por cima do corpo do motorista da van envolvido no acidente repercutiram. No mesmo dia 4 índios foram presos.


Em forma de represália e pedindo a soltura deles diversos indígenas na segunda-feira (16) uma viatura da PRF foi sequestrada e ao menos outras 4 danificadas.

Sobre os episódios ocorridos em nova laranjeiras, a Funda√ß√£o Nacional do √ćndio (Funai) se pronunciou por nota afirmando que n√£o concorda com nenhum tipo de conduta il√≠cita.

Ainda Segundo a funda√ß√£o a organiza√ß√£o social, os usos, costumes e tradi√ß√Ķes, bem como a pluralidade étnica-cultural das diversas comunidades ind√≠genas, s√£o reconhecidos, mas Se for verificada a capacidade de tais ind√≠genas e a n√£o recep√ß√£o do que é previsto no Estatuto do √ćndio, deve ser admitida a legitimidade passiva para que eles respondam pelos atos que praticam.

Ainda segundo a nota este também é o entendimento do Superior Tribunal de Justi√ßa (STJ): "O Estatuto do √ćndio só é aplic√°vel ao ind√≠gena que ainda n√£o se encontra integrado à comunh√£o e cultura nacional.?

Por fim a Funai destaca que tem se empenhado e promovido a√ß√Ķes de conscientiza√ß√£o junto às comunidades ind√≠genas acerca da inviabilidade da pr√°tica de atos il√≠citos que os repudia e tem prestado apoio às autoridades policiais para a devida apura√ß√£o dos fatos.

Banner face

Coment√°rios

banner vidracaria ametista2