csctv
banner vidracaria ametista1

Covid-19: retorno de aulas presenciais é controverso nos estados

Amazonas saiu na frente e retomou atividades presenciais em agosto

Por Por Jonas Valente, Ludmilla Souza e Akemi Nitahara em 08/09/2020 às 08:34:11
Foto: Marcello Camargo | Agência Brasil

Foto: Marcello Camargo | Agência Brasil

Com a redução da incidência e mortalidade pela covid-19 em parte dos estados brasileiros, a discussão sobre o retorno das aulas presenciais ganha força. O Amazonas saiu na frente e iniciou as atividades presenciais nas escolas ainda em agosto. Mas em diversos estados a retomada ainda gera polêmica.

Além do Amazonas, o governo do Par√° autorizou o in√≠cio das aulas em 1¬ļ de setembro. Em Minas Gerais, cursos de pós-gradua√ß√£o puderam reiniciar aulas presenciais no s√°bado (5). No Rio Grande do Sul e em Pernambuco, as unidades educacionais podem funcionar a partir do dia hoje (8). No Esp√≠rito Santo, a data fixada foi a próxima segunda-feira (14). As aulas na rede privada do Rio de Janeiro também tem in√≠cio previsto para a semana que vem. Nas rede p√ļblica do Rio, no entanto, a previs√£o é de retomada em 5 de outubro.

No Distrito Federal, o governo anunciou a volta às aulas para o in√≠cio de agosto, mas recuou e ainda n√£o definiu uma data. Em diversos outras unidades da Federa√ß√£o os governos prorrogaram a suspens√£o das aulas presenciais. É o caso do Amap√° e do Tocantins, até 30 de setembro; e de Rondônia, até 3 de novembro;

As aulas continuam suspensas, sem prazo para retorno em estados como Roraima, Bahia, Alagoas, Para√≠ba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paran√° e Santa Catarina. No Maranh√£o, o governo promoveu uma consulta sobre o tema, mas ainda n√£o divulgou os resultados. No Piau√≠, o governo iniciou um debate com a comunidade sobre a volta do 3¬ļ ano do ensino médio.

Diversos estados reclassificaram regi√Ķes e ou munic√≠pios. Em Minas Gerais, pela primeira vez uma regi√£o (a Norte) entrou na √ļltima fase, com maiores permiss√Ķes de funcionamento. Em Sergipe o estado avan√ßou da bandeira Amarela para a Verde. Em Pernambuco, os munic√≠pios da Regi√£o Metropolitana e da Zona da Mata foram atualizadas para a fase oito do plano de reabertura, que tem 11 etapas.

Algumas Unidades da Federa√ß√£o lan√ßaram programas econômicos de retomada. No Rio de Janeiro, foi criado o site Turismo Consciente para estimular o setor. Em Goi√°s, a secretaria da Retomada foi institu√≠da para coordenar as a√ß√Ķes governamentais. O Centro Cultural Niemeyer foi reaberto. No Paran√°, o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, também voltou a receber visitantes no in√≠cio do m√™s.

Acompanhe a seguir o sexto levantamento quinzenal da Ag√™ncia Brasil sobre a retomada econômica e a flexibiliza√ß√£o do isolamento nos Estados brasileiros.

CONTINUE LENDO EM: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-09/covid-19-retorno-de-aulas-presenciais-e-controverso-nos-estados

Fonte: Repórter da Agência Brasil - Brasília

Banner face

Coment√°rios

banner vidracaria ametista2