csctv
banner vidracaria ametista1

MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje(28) que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas remanescente

Por Redação Paraná Urgente em 28/08/2020 às 16:23:28
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O ministro da Educa√ß√£o, Milton Ribeiro, dissehoje(28) que o Ministério da Educa√ß√£o (MEC) vai abrir processo seletivo para o preenchimento de 90 mil vagas remanescente do Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A sele√ß√£o come√ßa em setembro, informou Ribeiro durante participa√ß√£o em uma videoconfer√™ncia promovida pela Associa√ß√£o Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

As vagas remanescentes s√£o aquelas que n√£o foram ocupadas no decorrer dos processos seletivos regulares dos programas. A disponibilidade dessas vagas ocorre por desist√™ncia dos candidatos pré-selecionados ou falta de documenta√ß√£o, por exemplo.

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em institui√ß√Ķes particulares de educa√ß√£o superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 sal√°rio m√≠nimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até tr√™s sal√°rios m√≠nimos por pessoa.

J√° o Fies tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por institui√ß√Ķes privadas. Criado em 1999, desde 2018, o programa é ofertado em duas modalidades, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incid√™ncia de juros,para estudantes que t√™m renda familiar de até tr√™s sal√°rios m√≠nimos por pessoa; o percentual m√°ximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas institui√ß√Ķes de ensino. J√° o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobran√ßa de juros.

Fonte: Agência Brasil

Banner face

Coment√°rios

banner vidracaria ametista2