csctv

PSOL entra com queixa crime contra Bolsonaro por atuação na pandemia

A den√ļncia foi assinada por Ivan Valente (SP), Lu√≠za Erundina (SP) e por Guilherme Boulos

Por Redação Paraná Urgente em 13/07/2020 às 09:28:42
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O PSOL apresentou not√≠cia crime contra o presidente Jair Bolsonaro na √ļltima sexta (10), alegando infra√ß√£o de medida sanit√°ria preventiva.

A den√ļncia foi feita ao STF (Supremo Tribunal Federal) e é assinada por Ivan Valente (SP), Lu√≠za Erundina (SP) e por Guilherme Boulos.

O partido argumenta que Bolsonaro minimizou a Covid-19 e desrespeitou repetidamente as regras de contenção da doença, como o isolamento social e o uso de máscara, colocando em risco a vida da população.

O documento lista as declara√ß√Ķes de Bolsonaro subestimando os riscos da pandemia, apesar do aumento do n√ļmero de v√≠timas. Cita declara√ß√Ķes como "E da√≠? Lamento" até a mais recente, dada na √ļltima quarta (7), quando anunciou que estava doente dizendo "acontece, infelizmente acontece" sobre mortos pela doen√ßa.

Na comunica√ß√£o de crime, os parlamentares argumentam que as declara√ß√Ķes de Bolsonaro reverberam na popula√ß√£o, pois se trata do mais alto cargo do poder p√ļblico, o que incita campanhas e manifesta√ß√Ķes contra as orienta√ß√Ķes de sa√ļde p√ļblica.

"Sem d√ļvida alguma, o comportamento do presidente Jair Messias Bolsonaro, menosprezando os riscos da pandemia para a vida da popula√ß√£o e incentivando posturas contr√°rias ao isolamento social à observ√Ęncia dos protocolos e medidas de seguran√ßa coloca em risco a vida da popula√ß√£o, uma vez que frustra os esfor√ßos das autoridades de sa√ļde para conscientizar a popula√ß√£o sobre os riscos da pandemia e a necessidade de se proteger", diz o documento.

Além disso, na not√≠cia crime, os pol√≠ticos argumentam que Bolsonaro pode ter exposto centenas de pessoas ao v√≠rus, uma vez que viajou, abra√ßou, apertou m√£os e n√£o usou m√°scara nos dias que antecederam seu diagnóstico.

Fonte: Notícias ao minuto

Banner face

Coment√°rios

transmissoes03