csctv

Livros da Fuvest s√£o apresentados a vestibulandos em evento online

Com a pandemia de covid-19 e as recomenda√ß√Ķes das autoridades médicas e sanit√°rias para que todos evitem aglomera√ß√Ķes e fiquem em casa, o Projeto BBM, da Biblioteca [...]

Por Redação Paraná Urgente em 27/05/2020 às 08:02:17

Com a pandemia de covid-19 e as recomenda√ß√Ķes das autoridades médicas e sanit√°rias para que todos evitem aglomera√ß√Ķes e fiquem em casa, o Projeto BBM, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Universidade de S√£o Paulo (USP), precisou se reinventar para continuar aproximando os jovens vestibulandos dos livros e autores. Para continuar propiciando o acesso e a compreens√£o das obras que fazem parte da lista de livros obrigatórios do vestibular da Fuvest, o projeto, que existe desde 2017 de forma presencial, ganhou vers√£o virtual.

Segundo os organizadores, desde o início o projeto é um dos grandes sucessos de público da institui√ß√£o e, ao longo dos anos, vem atraindo cada vez mais interessados em conhecer melhor as obras. Por meio de parceria com cursinhos pré-vestibular populares (como o Clarice Lispector, Florestan Fernandes, Poli e Psico), o BBM promove encontros mensais de an√°lises liter√°rias e bate-papo com o público sobre os livros.

"A iniciativa parte da convic√ß√£o de que a USP deve estreitar seus la√ßos com a sociedade para quebrar barreiras entre o grande público e o universo científico e acadêmico", destacou o coordenador do projeto, professor Alexandre Macchione Saes.

Com a necessidade de cancelamento dos encontros e os calend√°rios dos exames de admiss√£o de universidades mantidos, a coordena√ß√£o optou por oferecer ao público transmiss√Ķes de vídeo online com esses conteúdos, por meio do canal da BBM no youtube. O canal est√° recebendo os vídeos de encontros j√° gravados. Entre eles est√£o: Angústia, de Graciliano Ramos; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; A Relíquia, de E√ßa de Queiroz; Poemas escolhidos, de Gregório de Matos; Quincas Borba, de Machado de Assis; e Mayombe, de Pepetela.

Os encontros ao vivo, com intera√ß√£o entre público e professores, est√£o marcados para amanh√£ (28) (Nove noites, de Bernardo Carvalho), 25 de junho (Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles), e 30 de julho (Campo Geral, de Guimar√£es Rosa). As transmiss√Ķes ao vivo acontecem sempre às 14h30, no endere√ßo: bbm.usp.br. Além dos vídeos gravados e dos encontros ao vivo, o site disponibiliza textos introdutórios e explicativos sobre as obras.

Fonte: Agência Brasil

Banner face

Coment√°rios

transmissoes03